Ramacheng – SOCRATES – O Último Filósofo

A Mensagem Eterna dos Mestres

 

– Ó Mestre, porque bebeste tão depressa a cicuta? Era preciso deixar-nos assim sem tua luz, sem teu saber?
– ‘’conhece -te a ti mesmo’’. Costumava dizer, há quase quarenta anos ensinando e debatendo.

O pouco que sabemos de Sócrates é o que referem os seus discípulos, principalmente Platão com seus ‘’Diálogos’’. ‘’Fedon’’ , um dos diálogos, está todo dedicado pelo discípulo Platão, inteiramente à morte do seu querido antecessor e mestre.

socrates

Um dia, Platão passou a Aristóteles os seus conhecimentos. Falou-lhes vagamente de um Mestre que ensinava sob os pórticos da cidade. Aristóteles ouviu e calou.
Aristóteles foi considerado por toda a posteridade como o maior dos filósofos antigos e Sócrates o menor dos três, o iniciador do método filosófico. Seria isto a verdade? A Revolução de Sócrates, enfrentando os Sofistas, afirmando ‘’Só sei que nada sei’’, provando -lhes que eles nada sabiam também, teria sido continuada?

A metodologia do Sereno Mestre de Atenas (Maiêutica= parturiação das idéias), tirando de dentro do aluno o conhecimento que ele procura, teria tido continuador?
A busca do autoconhecimento, o desapego aos bens materiais, como bases da perfeição, foram continuados pelos seus seguidores? A luta contra os sofistas devia terminar no gesto dramático da taça de cicuta? Se Sócrates não tinha tanto valor quanto teus sucessores, porquê o mataram?

Não teria bastado bani-lo ou vendê-lo como escravo, como sucedeu com Platão? Se Aristóteles foi o seguidor desse apóstolo do conhecimento, por que foi tão facilmente preceptor de príncipe
(Alexandre o Grande)? Se os ensinamentos de Sócrates sugerem, pela permissão que dá a todos e a cada um de começar a busca da Verdade desde seu ponto próprio, qualquer que ele seja, garantindo que todos chegarão ao mesmo fim Centro de tudo, sugerem, repito, um Universo esférico infinito, de verdades particulares, com a Verdade ao Centro, por que vamos considerar ainda maior Aristóteles por ter jogado fora o Demiurgo e ter-nos brindado com a afirmação de que só existe nosso mundo de aparências.

Quem é maior no mundo da sabedoria: o que vê o infinito, o que vê dois ângulos só, ou o que pega o menor dos dois ângulos e fica só com este? É claro que o julgador vai julgar pela sua medida subjetiva. Não se peça ao pardal para avaliar o voo da águia. Mil pardais são só mil pardais e seu voo conjunto, por maior que seja seu número, não se parecerá ao da águia.

Dizem que Sócrates estava debatendo com seus concidadãos um dia sob o pórtico de um templo de Atenas e um respeitoso discípulo teria perguntado o que devia fazer para alcançar o verdadeiro conhecimento. Sócrates teria apontado os dizeres do pórtico do templo, onde estava escrito: Conhece-te a ti mesmo. Este lema teria sido adoptado posteriormente pelo Mestre como o lema central de seus ensinamentos. Para a maioria dos que vieram depois, isto era apenas a provocação para que se estudasse a alma humana, o início, portanto da Psicologia.

Para nós, é muito mais do que isso.
Pelo valor do seu ensinamento, pelo peso do seu exemplo, pela profundidade de seu método, Sócrates era um iluminado. Supomos que ele foi ao Oriente. Ou o Oriente veio até ele, com alguma visita à Grécia por mestre iniciado.

O Caminho foi-lhe revelado. Ensinou o Caminho até à hora de morrer, com desprendimento sem temor. Ele havia alcançado a Verdade, a Chave sem retorno. A vida e a morte possuíam para ele igual valor. As riquezas, o poder, a vaidade e os mil egoísmos do nosso mundo só podiam receber dele a ‘’ironia’’ feroz dos seus diálogos com os Sofistas. Seu infinito amor a todos fá-lo ensinar sem qualquer paga e seu autoconhecimento lhe dava certeza de que todos podem chegar ao conhecimento por si mesmos.

Sua União com o Absoluto deveria realizar-se nas suas meditações. Alguns contam que Sócrates afirmava seguir uma voz interior em todos os seus atos. A Consciência? Anjos da Guarda? Espíritos? E essa voz interior silenciou com o julgamento, não pedindo clemência como aconselhavam os discípulos, certos de que a obteria, nem aceitando a fuga em que até o carcereiro colaboraria.

Assim Sócrates esperou calmamente que chegasse o barco peregrino que se achava em viagem durante a qual se não executaria ninguém. Esperou que clareasse o dia, pois não se daria a cicuta na escuridão. Esperou que seus chorosos discípulos saíssem da cela. Esperou que o carcereiro espremesse o suco do veneno e preparasse a taça. Esperou que a taça viesse a sua mão. Esperou que lhe explicassem que deveria sorver o veneno de uma só vez, depois andar bastante na cela e após isso deitar, para que a cicuta tivesse mais rápido efeito. Perguntou ainda ao carcereiro:
‘’Como sabes disso? ‘’ Esperou que o carcereiro fosse apalpar -lhe primeiro as pernas frias e que já não sentia mais.
Esperou sua definitiva integração no Além.
E esperou finalmente que entendessem tudo. Portanto, esperou demais dos homens. O iluminado era só ele.
A noite era cada vez mais negra e escura. Assim está há mais de dois mil e trezentos anos, aquele negro despertar, com a partida de Sócrates, o Último Filósofo.
Uns pensaram que ele se suicidou.
Outros disseram que quis dar exemplo de obediência às leis de seu país.
Alguns afirmam que ele quis provocar-nos ao debate.
Muitos proclamaram que é um enigma insondável: todos os rios levam ao mar, uns por torrentes rápidas e curtas, outros por longas terras e distâncias, para chegar ao mesmo fim, pois assim é a vida.
‘’Sei que nada sei. Sou apenas um amigo da sabedoria. Se queres alcançar a sabedoria, primeiro conhece-te a ti mesmo. Todos vós tendes a Verdade dentro de vós.
Eu só posso ajudar despertando-vos.’’
A noite era cada vez mais escura. Só essa luz iluminava agora de longe. Havia partido Sócrates, o Último Filósofo. Há muito o dia se foi.
Quando voltará?

Religar.org

Profundo estudioso da VERDADE por trás da existência. Desde as interpretações dos ensinamentos orientais, até a crença sem sentido e limitante das religiões ocidentais, encontrei a totalidade e a plenitude satisfatória da coerência nas CARTAS DE CRISTO. Porém, antes delas, temos esse aqui exposto, revelado por Ramacheng.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.